Correspondência: Envio, Recebimento e Malotes Fora de Sede
» Envio de Correspondências – Orientações e Procedimentos:
O Protocolo Central disponibiliza o envio de correspondências nas seguintes modalidades: PAC, Carta Registrada ou Sedex, sendo estes enviados todas as Segundas, Quartas e Sextas no período da manhã, assim é preferível que as encomendas sejam entregues no Protocolo do Campus I ou Campus III com antecedência para que não haja atrasos no cadastro e envio das mesmas. Para solicitar o envio, é necessário encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:
✅ Endereço Completo do Destinatário
✅ Nome Completo do destinatário
✅ Modalidade de envio desejada
↳ Exemplo:
DESTINATÁRIO:
Nome da Pessoa (preferencialmente em caixa alta) XXXXX XXXXX XXXXXX
Rua: xxxxxx, nº: xxx
Bairro: xxxxxx
Cep: xxxxx-xxx Cidade: xxxxxxxx/Estado: xx
CONTEÚDO: XXXXXX
↳ Quais as modalidades de envio disponíveis?
Carta Registrada – Envio de Documentos, com código de rastreamento enviado ao remetente por e-mail para acompanhamento.
PAC – Envio de Objetos, sendo obrigatória a Declaração de Conteúdo, que substitui a Nota Fiscal. O código de rastreamento também será enviado ao remetente por e-mail.
Sedex – Envio Carta ou Pac mas utilizado apenas mediante justificativa, devido ao custo elevado.
↳ Onde devo deixar as encomendas a serem enviadas?
As encomendas devem ser entregues devidamente embaladas, lacradas e identificadas ao Protocolo Central Campus I ou Campus III, com a declaração de conteúdo já inclusa, sendo necessário especial atenção quanto ao envio de amostras e substâncias especiais que caso sejam embaladas descuidadamente podem sofrer extravio durante o trajeto até o destinatário. Para mais informações sobre os tipos de embalagens recomendadas e demais explicações sobre envio de encomendas recomendamos a consulta do Guia Técnico de Embalagens dos Correios que especifica quais os tipos de embalagens para cada tipo de encomenda além dos cuidados necessários que deve-se ter quanto ao embalo dos objetos.
» Sendo importante observar também quanto as Proibições e Restrições para envio de encomendas que podem ser consultadas na página dos Correios através do link Proibições e Restrições para envio
↳ Dúvidas quanto a Declaração de Conteúdo:
» Porque tenho que colocar a Declaração de Conteúdo?
Porque a declaração de conteúdo é um documento exigido pelos Correios para a identificação do conteúdo de encomendas enviadas por pessoas físicas ou jurídicas que não emitem nota fiscal. Ela tem o objetivo de detalhar os itens contidos em um pacote, indicando suas características, finalidade e valor estimado.
» Onde devo colocar a declaração?
Após preencher a declaração de conteúdo, é necessário fixá-la corretamente na encomenda. O documento deve ser inserido em um envelope plástico transparente e colado na parte externa do pacote, preferencialmente em uma área visível. Essa prática facilita o acesso às informações pelos funcionários dos Correios durante o transporte e entrega. Utilize fita adesiva resistente para evitar que se solte durante o manuseio. A declaração está disponível para download aqui
» Recebimento de Correspondências:
As encomendas podem ser recebidas no Protocolo do Campus I e por meio da caixa postal nº 100.Para o recebimento de correspendências institucionais, deve-se destina-las para o endereço do Campus I (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, s/n.º - Nova Marabá, Marabá - PA, 68507-590) prestando atenção quanto a inserção do endereço para que não ocorra erros futuros, ou destinados para a caixa postal acima citada, que será retirada na agência dos correios pelos estagiários do Protocolo.
É importante ressaltar que o envio de encomendas pessoais não é recomendado, conforme estabelecido pelo Decreto nº 1.171/94 (inciso XV, alínea 1) e pela Lei nº 8.112/90 (art. 117, inciso XVI), que esclarecem quanto ao uso de bens e serviços institucionais para fins particulares.
» Malotes Fora de Sede:
Os envios de correspondências para campis fora de sede é realizado exclusivamente via malote correios como uma alternativa mais flexível e econômica. Essa modalidade possui o mesmo tempo de entrega do Sedex, porém com custo reduzido, garantindo eficiência e agilidade no transporte de correspondências institucionais.
Os malotes são recolhidos todas as quartas-feiras pela manhã, às 9h, no Protocolo Central do Campus I. Para que o envio seja processado sem atrasos, os itens a serem enviados devem ser entregues com antecedência, preferencialmente até a terça-feira, no Protocolo Central do Campus I, ou encaminhados até o Protocolo Central no Campus III para que sejam então encaminhados ao Protocolo do Campus I via malote.
Além disso, os servidores que utilizarem esse serviço devem enviar um e-mail para o Protocolo ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) informando:
✅ Campus de destino
✅ Nome do servidor responsável pelo recebimento da encomenda
↳ Exemplo:
DESTINATÁRIO:
Nome da Pessoa (preferencialmente em caixa alta) XXXXX XXXXX XXXXXX
Campus de destino: xxxxxxx
Conteúdo: xxxxxxx
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